Aceleradora ou Incubadora: qual é melhor para sua startup?

By 06/09/2016 November 6th, 2017 Aceleração

Caso já tenha se perguntado qual a melhor opção: aceleradora ou incubadora, com uma busca rápida você verá que existem diferentes e divergentes descrições de cada uma. Apesar de terem o objetivo comum de ajudar startups a obter sucesso, cada qual tem suas distinções que podem confundir empreendedores de primeira viagem.  

Vamos começar separando os objetivos de cada uma. Aceleradoras buscam acelerar o crescimento de empresas existentes, enquanto incubadoras buscam apoiar iniciativas inovadoras que possam se tornar grandes negócios. Basicamente aceleradora focam em acelerar empresas e incubadoras focam em inovação.

 

ACELERADORA DE STARTUP

Vamos começar por uma das principais diferenças de uma aceleradora, sua estrutura. Aceleradoras geralmente tem um período de aceleração definido no qual startups trabalham com mentores e especialistas de forma que desenvolvam seus negócios em poucos meses o que normalmente necessitariam anos. É praticamente o slogan do presidente Juscelino Kubitschek (vulgo JK): 50 em 5 – só que em meses.

Para serem aceleradas, as startups passam por um processo seletivo no qual avaliadores verificam o potencial de seu projeto de acordo com determinados critérios. Vale ressaltar que cada Aceleradora tem seus próprios critérios de avaliação, porém o mais comum é verificar o negócio, mercado e equipe.

As startups geralmente são selecionadas em turmas (batchs) e recebem investimento inicial, acesso a mentores e uma extensa quantidade de benefícios que varia de aceleradora para aceleradora. Tudo isso em troca de uma pequena fatia de seu negócio. O Darwin Starter, por exemplo, investe R$170 mil por 12% de participação da startup.

Apesar do investimento inicial ser um grande atrativo, tipicamente o maior benefício considerado pelas startups aceleradas é o acesso a mercado e o contato com mentores e especialistas – o que dificilmente teriam devido ao seu estágio. Estas pessoas são facilitadores que ajudam a encurtar o ciclo de evolução desses negócios por já terem passado pelas etapas que os empreendedores estão passando. Além disso, a capacidade das aceleradoras de aproximar de clientes ou players estratégicos é destaque entre os benefícios percebidos. Algumas aceleradoras também oferecem uma vantagem extra: local para trabalho.

No final do programa de aceleração é comum a turma, ou as melhores startups do batch, participar de um evento tipicamente chamado de Demo Day, no qual investidores assistem os pitches das empresas. Esta é uma boa forma de atrair o olhar de potenciais investidores e iniciar uma rodada de investimento.

 

INCUBADORA DE STARTUP

Diferente das aceleradoras, as incubadoras estão mais preocupadas com a inovação da startup e não com seu estágio de desenvolvimento. Um de seus propósitos é ajudar empresas iniciantes a conseguir sobreviver aos primeiros anos. Algumas incubadoras até mesmo podem focar em negócios de áreas ou mercados específicos.

Para terem seu projeto incubado, as startups geralmente precisam passar por um processo de seleção burocrático, e devem apresentar motivos suficientes para acreditar que se tornarão negócios viáveis. Determinadas incubadoras também aceitam indicações de parceiros de confiança, muitas vezes evitando o processo seletivo.

Na maioria dos casos, as startups selecionadas são realocadas para trabalhar no espaço disponibilizado pela incubadora junto com outras empresas. Algumas incubadoras também oferecem acesso à uma rede de contatos, porém nada tão atraente quanto uma aceleradora.

O grande benefício destes locais é que empresas tem acesso a infraestrutura básica para sustentar o desenvolvimento de seus negócios por um baixo valor. Muitas destas incubadoras dão opções de leasing ou aluguel mensal reduzido durante período inicial.

 

Aceleradora ou incubadora: Qual é melhor para minha startup?

Tanto aceleradoras quanto incubadoras podem ser envolvidas em qualquer estágio de desenvolvimento de uma startup. Da ideia à geração de receita, ou estágios avançados. O que é importante verificar é que, dependendo de sua necessidade, uma das duas fará mais sentido. Entenda aqui como escolher a aceleradora ideal.

A dica que damos é para refletir sobre o que você, e sua equipe, buscam e o que seu negócio necessita. No estágio que seu projeto se encontra é mais importante receber um investimento inicial ou ter um local para trabalhar? Vale a pena abrir mão de parte do meu negócio ou prefiro seguir com meus próprios pés?  Necessito de acompanhamento de mentores ou já tenho uma rede de contatos que pode me ajudar?
Sem sombra de dúvidas, ambas as organizações auxiliarão no crescimento de seu negócio, porém aconselhamos avaliar os pontos positivos e negativos de cada organização para tomar uma decisão final.

Leave a Reply