Com crescimento de demanda ocasionado por novo coronavírus, inteligência artificial é usada para facilitar a venda de seguros de vida no Brasil

Startup O2OBOTS desenvolveu tecnologia guiada por inteligência artificial que permite cotação e contratação online de seguros por meio de aplicativos como WhatsApp e Facebook Messenger

O mercado de seguros começa a dar sinais mais claros de como o setor está se comportando diante dos desafios impostos pelo novo coronavírus e como será a retomada do segmento pós-pandemia. Um estudo da consultoria Bain & Company aponta que o seguro de vida está no pelotão de frente dos que tiveram aumento no  volume de demanda e que devem se manter em alta no longo prazo. O indicativo é reforçado por dados do Google, que mostram crescimento de 4% no volume de consultas relacionadas ao seguro de vida de janeiro a abril deste ano com relação aos mesmos meses do ano passado.

O retrato atual sinaliza ainda que a procura online por seguro de vida “se mantém em alta”, enquanto os seguros de automóvel, residência, moto e saúde caíram entre 25% e 43%, entre os dias 30 de março e 3 de abril, quando comparados ao mesmo período de 2019. A rigor, as pessoas estão mais dispostas a contratar um seguro de vida e estão encontrando na tecnologia uma aliada na busca do melhor serviço para atender às suas necessidades.

Com conceito inovador, a catarinense O2OBOTS – primeira Insurtech brasileira focada no empoderamento dos canais de distribuição de seguros do país – é uma das precursoras da transformação digital que está em curso no setor. Com apenas três anos de mercado, a startup detém hoje uma das principais plataformas para que canais de distribuição de seguros possam operar seus serviços junto aos potenciais clientes durante e após o período de isolamento social.

Isso é possível através de uma plataforma de inteligência artificial criada para melhorar a experiência das pessoas e facilitar a compra de seguros online, por meio de aplicativos de comunicação populares como o WhatsApp e Facebook Messenger. De acordo com Leonardo Rochadel, CEO da O2OBOTS, a solução foi desenvolvida com o propósito de empoderar os canais de distribuição de seguros e levar comodidade ao cidadão que tem interesse em contratar um seguro e que espera uma jornada mais rápida e fácil para também contratar online. 

— O atendimento consultivo é sempre realizado pelas Corretoras de Seguros credenciadas pela Seguradora e integradas na plataforma de inteligência artificial. A idéia é usar o WhatsApp para levar seguros massificados à população de forma fácil de entender e rápida de contratar — afirma, Rochadel.

Pioneiros na venda de seguros de vida com uso de inteligência artificial no WhatsApp

A maturidade da plataforma permitiu à O2OBOTS desenvolver produtos com as seguradoras, combinando coberturas e redesenhando a jornada de compra sob-medida. O primeiro desafio foi concluído em agosto de 2019, junto à Previsul Seguradora, controlada pela holding francesa CNP Assurances e a Caixa Seguradora.

Neste projeto, a empresa centenária e a startup conseguiram em menos de  cinco meses lançar a primeira solução de venda online de seguro de vida individual no WhatsApp Business, na América Latina. A ferramenta oportuniza aos corretores de seguros da Previsul mais uma opção de negócio, entregando mais comodidade para aqueles que desejam uma cobertura de seguros, mesmo diante do isolamento social provocado pela pandemia do COVID-19.

A entrega dessa ferramenta está alinhada com o posicionamento da Previsul: ser a seguradora digital do corretor. “Há alguns anos a Previsul vem crescendo na entrega de ferramentas digitais. Somos uma empresa centenária que vem se antecipando aos movimentos de mercado e entendemos que entregar uma solução de venda por meio do WhatsApp ao corretor é uma forma de reforçar nossa parceria e confiança no trabalho deste profissional”, afirma Renato Pedroso, presidente da Previsul, explicando que, quando a inteligência artificial  não consegue efetivar a venda online, a oportunidade qualificada é repassada para um corretor Previsul. “A inteligência artificial está a serviço do corretor de seguros, desempenhando tarefas operacionais, para que ele possa dedicar maior tempo às vendas consultivas”, complementa.

Thiago Henrique Soares, diretor técnico da companhia, foi o responsável pelo desenho do produto e liderou os times que ajustaram os sistemas e os modelos de negócios da Previsul.“Esta ferramenta de venda online de seguro de vida individual é um diferencial no mercado. Enquanto outros players do setor necessitam realizar de 10 a 20 questões para realizar uma cotação, nós criamos uma experiência que entrega a cotação através de uma única pergunta: a data de nascimento. Respondendo  esta pergunta, o proponente já recebe sua cotação para escolher qual o valor do capital segurado e prêmio mensal melhor se adequam às suas necessidades”, aponta. 

Todo o processo de contratação leva menos de três minutos com o Facebook Messenger e menos de quatro minutos com o WhatsApp e pode ser feito de forma 100% digital, visto que o contrato é enviado por e-mail e, após assinado digitalmente, o segurado também pode acessar as informações do seguro contratado pelo Portal do Segurado. “Há alguns anos, esta operação completa podia levar cerca de 30 dias para ser concluída”, ressalta Soares.


Leonardo Rochadel, da O2OBOTS,  reforça a relevância do uso da inovação neste momento de transformação digital acelerada, salva as devidas proporções, onde a facilidade de comprar seguro de vida usando o WhatsApp está para o mercado Segurador assim como os aplicativos de reuniões online e videoconferência estão para a comunicação no mundo corporativo.
— Somente na última semana, acompanhando as tendências também apontadas pelo Google, na nossa plataforma houve um crescimento de 51% no número de pessoas que iniciaram a jornada de contratação de seguro de vida e também houve um crescimento de 110% na quantidade de contratações deste seguro com WhatsApp e Facebook Messenger — destaca Rochadel.

Por: O2OBOTS | Inteligência Artificial para Vender Seguros

Leave a Reply