Dicas para inscrever sua startup no programa de aceleração Darwin Starter

By 31/08/2016 November 6th, 2017 Aceleração

A qualidade de uma aplicação é primordial para a entrada, ou não, de uma startup no programa de aceleração do Darwin Starter. Por isso gostaríamos de lhe dar algumas dicas para que sua aplicação seja incrível.  

A cada ciclo de aceleração selecionarmos entre 10 e 20 startups por turma. Apesar de priorizarmos qualidade, se você está aplicando para uma aceleradora reconhecida deve esperar concorrer com centenas (e até mesmo milhares) de grandes ideias. Aproveite as dicas abaixo para não deixar passar nada na sua aplicação.


E se você ainda tem dúvidas se deve ou não aplicar para o programa, confira os principais motivos pelo qual você deveria fazer parte do Darwin Starter.

Dicas? Lá vão elas!

1. Inscreva-se cedo

Começamos a analisar as aplicações antes mesmo que as inscrições encerrem. Inscrever sua startup cedo faz com que possamos conhecer melhor seu negócio e dá vantagem de ser analisado a frente dos 50% demais que aplicarão nos últimos dias. Podemos dispender mais tempo e avaliar com calma tudo que foi descrito no formulário. Uma vez que as inscrições se fecham e centenas de aplicações devem ser avaliadas em um curto espaço de tempo, aumentam as chances de deixarmos passar algo importante do seu negócio. Não deixe para última hora!

2. Faça com que sua inscrição tenha o máximo de detalhes possível

Queremos saber de tudo que é interessante no seu negócio. Quando falamos em detalhes, queremos ver o que está “embaixo do capô”. Ao perguntarmos sobre seu público-alvo, esperamos mais do que um nome. Ao perguntarmos sobre a forma de adquirir clientes, não pretendemos receber respostas como “online”. Queremos saber os canais de aquisição, as estratégias utilizadas e o que mais for relevante. Respostas superficiais tornarão sua inscrição um forte candidato a rejeição. E a rejeição não é uma opção muito agradável, certo?

3. Seja conciso

Apesar de pedirmos por mais detalhes, esperamos que suas respostas sejam concisas e sucintas. Não precisamos de definições sobre questões comuns no meio de startups. Caso seja algo muito específico, faça apenas um breve comentário sobre o que se trata. O resto deixe por nossa conta. Use suas palavras de forma eficiente. Isso demonstra maior conhecimento sobre seu negócio/mercado/equipe. Vá direto ao ponto.

4. Mostre todo potencial de sua equipe

Acreditamos que uma boa equipe com uma ideia mediana terá maior chance de sucesso que uma má equipe com uma ideia incrível. Por isso queremos ver todo o potencial de seu time. Queremos entender o que lhes motiva a trabalhar incansavelmente em um negócio que tem grande chance de não dar certo. Queremos saber como você e seus sócios se conheceram e se poderão participar integralmente dessa empreitada. Surpreenda-nos!

5. Demonstre seus resultados (reais)

Tão importante quanto a equipe são os resultados alcançados até agora. Mostre-nos quais foram seus progressos nos últimos meses. Tem Product Market Fit? Está conseguindo certa tração em um canal específico de vendas? Fechou parcerias importantes? Lançou uma funcionalidade importante? Suas métricas estão dentro do esperado? Não nos importamos com a quantidade de curtidas que você tem no Facebook, mas o que você faz para tirar proveito delas. Como disse W. Edwards Deming, “In God we trust, all others (must) bring data”.

6. Adicione referências

Gostamos de conversar com outras pessoas sobre negócios. Receber referências de empreendedores, mentores ou investidores sobre sua startup possibilitará termos mais subsídio para analisá-la. Ter referência também mostra sua capacidade de se conectar com pessoas-chave. O sucesso de um negócio também está relacionado ao seu network. Isso nos ajudará na tomada de decisão.

7. Aproveite a oportunidade de enviar um vídeo

Por mais que não seja obrigatório, ter um vídeo sobre sua equipe ou negócio é algo com grande valor para nós. Conseguimos entender melhor sobre sua startup e até mesmo ter uma primeira impressão dos empreendedores. Isso também demonstra a determinação da equipe em querer fazer parte do Darwin Starter.

Gostou das dicas? Com elas, as chances de nos encontrarmos na próxima etapa da seleção serão maiores. Até lá! 

Leave a Reply