First Class Team: o que a equipe de fundadores precisa ter para a startup deslanchar

By 12/01/2017 November 6th, 2017 Crescimento, Fundadores

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos” — Michael Jordan

Há quem diga que empresas são como orquestras, em que cada músico manuseia seu instrumento em sintonia com o restante da equipe para que haja harmonia na música tocada. Eu particularmente gosto de fazer esta analogia com os esportes.

Apesar de muitas vezes vincularmos a vitória de nosso time de coração a poucos, ou até mesmo a um único jogador, o sucesso é um trabalho coletivo. Seja no futebol, basquete ou qualquer outra modalidade, em cada campeonato vencido há por trás uma série de pessoas envolvidas na construção dessa trajetória. Nos negócios, não é nada diferente. Até que o futuro permita a nossa substituição completa por máquinas, são pessoas que formam empresas.

“É mais fácil de dar certo um negócio ruim mas com bons empreendedores que um negócio bom com maus empreendedores.”

Trazendo para o contexto de startups, 10 em cada 10 investidores dizem que a equipe é um ativo determinante no sucesso de um novo negócio. Aqui no Darwin Starter gostamos de dizer que: um negócio ruim mas com bons empreendedores tem mais chances de dar certo que um negócio bom com empreendedores ruins. No período de seleção de uma nova turma do nosso programa de aceleração, o time de empreendedores é o principal critério a ser avaliado para definir se investiremos no negócio. No final do dia, devido às incertezas de um startup, o investimento é mais nas pessoas do que nos próprios negócios. Por isso compartilhamos os principais pontos a serem observados na formação de uma equipe de primeira.

Número de Empreendedores/Sócios

De largada digo que é praticamente nula a chance de uma startup receber investimento com apenas um empreendedor. Não vou entrar em detalhes, mas se você defende esta tese, aconselho ler o post do Rodrigo Ventura, VC da BZPlan, sobre o assunto. O principal ativo de um negócio, principalmente em estágio inicial, são as pessoas que o compõem. Por isso montar um time com competências complementares é tão importante. Para chegar em um número ideal, o bom senso é o melhor caminho. Perguntar-se sobre quais habilidades são necessárias para desenvolver este negócio já dá uma boa noção da quantidade de parceiros que você precisará para seguir esta jornada.

Complementariedade

Todo empreendedor que se preze é o vulgo “Severino”, ou seja, pau pra toda obra. No início, entre as atividades de um CEO estão incluídas desde tomar decisões estratégicas até cuidar da limpeza do ambiente de trabalho. Mas um time de fundadores com conhecimento em áreas estratégicas para o crescimento do negócio é essencial. Só como exemplo, uma das equipes de mais destaque na primeira turma do Darwin Starter é formada por três pessoas: um CEO que operava a parte de Vendas, um fundador responsável pelo Marketing e um programador gerenciando todo desenvolvimento do Produto. A divisão de responsabilidades e funções permite que cada um foque em sua área e consiga gerar resultado de maneira mais rápida e assertiva. Como falei, dica aqui é ter uma equipe com experiência em áreas complementares que possam acelerar o crescimento do negócio.

Diversidade

A diversidade não se limita apenas à questão de funções dentro de uma startup, como mencionado no exemplo dos três empreendedores acima. O ponto aqui é formar uma equipe com pessoas de diferentes formações, raças, culturas e, consequentemente, opiniões. A discussão de novas ideias é algo constante em qualquer startup e pontos de vista diferentes enriquecem o diálogo. Não é por nada que grandes corporações utilizam tanto esta prática.

Montar uma equipe não é algo simples. Diferentes negócios demandam diferentes perfis, e essa tarefa será sempre um desafio. Para ter sucesso nessa missão, é importante começar listando as habilidades que seu negócio demanda. Um negócio que não possui um sócio de TI e que seu core é tecnologia, não faz muito sentido, por exemplo. Procure competências complementares à sua e monte uma equipe de alto nível. O sucesso do seu negócio é diretamente proporcional à qualidade da sua equipe. Não se esqueça disso na hora de trazer um novo sócio ou novos colaboradores.

Bons negócios!

No Darwin Starter nós ajudamos nossos empreendedores na tarefa de montar equipes de sucesso. Além de utilizarmos nosso network, também contamos com um psicólogo na equipe para ajudar os empreendedores a entender e avaliar o perfis dos potenciais candidatos de cada vaga.

Leave a Reply