Market Sizing para sua Startup com Murilo Canova

DARWIN INSIGHTS – Murilo Canova / CEO da Ocean Drop – Market Sizing

 

O Darwin Insights são vídeos de curta duração com dicas para sua startup. E no episódio de hoje o Murilo Canova, Ceo da Ocean Drop, startup acelerada no primeiro Batch do Darwin fala sobre Market Sizing, como fazer uma boa pesquisa e, por fim, como definir o seu mercado ideal efetivo.

Um match que deu certo: Ocean Drop e Darwin Startups

A Ocean Drop é a primeira empresa brasileira especialista em superalimentos de algas. Ingressando no primeiro Batch do Darwin, a Ocean Drop, pivotou o que era seu modelo de negócio inicial: vender estação de tratamento de efluentes.

Identificaram então, que talvez trabalhar com foco nesse mercado não fosse o ideal e hoje trabalham com venda de cápsulas para nutrição com algas e microalgas.

Veja o vídeo sobre Market Sizing abaixo:

Por onde começar: A Pesquisa Típica

A Pesquisa Típica é conhecida por ser a “pesquisa de mercado”. Na prática, essa pesquisa é feita, por exemplo, através de uma busca ativa no google, uma conversa com algum especialista do seu mercado, até a definição de um quantitativo – ou seja, um número que esse mercado representa.

É preciso tomar cuidado aqui, pois normalmente este engloba uma série de variáveis que podem não ser consideradas, quanto ao tamanho efetivo do seu mercado ou até do seu modelo de negócios. Por isso, é importante levar em conta realizar uma pesquisa de mercado efetiva.

Uma pesquisa de verdade e Canva –

Para realizar uma pesquisa é preciso ir a fundo no mercado. Aqui, é quando você precisa abraçar, em âmbito geral, como está a situação atual desse mercado e como ele funciona, e não necessariamente o número que ele representa.

Para a primeira ação, facilita quando você realiza a definição de um Canva. Este, irá servir como uma espécie de mapa para você conseguir visualizar exatamente qual o seu modelo de negócio e como você vai operar efetivamente.

Não sabe o que é o canva mencionado no vídeo? Aqui tem mais informações. Assim, fica muito mais fácil e claro para definir posteriormente os passos da pesquisa e principalmente quais elementos você deve pesquisar.

Segmente seus Stakeholders

O próximo passo é definir os Stakeholders do estudo. No caso da Ocean Drop, por exemplo, eles entenderam que o mercado que eles estavam envolvidos incluía produtores de alga, importadores de alga no Brasil, fabricantes de cápsula de alga, fornecedores de instrumentos para formação do produto, distribuidores, lojas que vendiam, até enfim, chegar no consumidor final.

Assim, eles definiram com precisão quem eram os impactados neste modelo de negócio, para definir onde eles iriam buscar as informações. Por isso, é muito importante realizar esse mapeamento. Segmentar o máximo possível, para realizar pesquisas específicas.

Como devo pesquisar

Mas como pesquisar? O ideal é segmentar as pesquisas em qualitativas e quantitativas. É importante frisar que números são de extrema importância – mapear quanto entra, quanto sai, quanto vende ou quanto não vende – Mas é muito importante ter a percepção, ou seja, entender algo que números não mostram.

Isso vai gerar muitos insights potenciais para uma diferenciação dentro da cadeia que vocês estão estudando. Levem em consideração não fazer perguntas que não estimulem previamente uma resposta esperada por você.

O que perguntar?

Falamos agora sobre o tipo de pergunta. Por exemplo, perguntar para alguém se ele compraria um produto que você está vendendo é muito provável que a resposta seja positiva. Ou seja, o ideal é evitar esse tipo de pergunta na pesquisa.

Pergunte eventualmente qual dificuldade a sua persona teve, como ele resolve esse problema que ele procura resolver, e por ai vai! O mais importante é tentar ao máximo não induzir uma resposta na hora de realizar sua pesquisa – isso chamamos de pergunta de verdade. Queira, genuinamente, saber o que as pessoas estão pensando.

Hora de definir uma SWOT

Chegou a hora de definir uma SWOT. A matriz SWOT é usada para definir muitas coisas seja dentro de uma organização ou até usada para a vida pessoal.

A SWOT é responsável pela análise do cenário do mercado, ou seja, feitas todas as etapas acima, é possível definir pontos fortes, oportunidades do ambiente, pontos fracos, e ameaças encontradas dentro do mercado inserido.

Essa etapa, é extremamente importante para que você possa definir com muita clareza a sua estratégia ou até mesmo uma redefinição do Canvas citado anteriormente. Essa ferramenta é essencial para conclusão do seu estudo de mercado.

Por fim, defina sua posição estratégica

Definida a SWOT, onde você entendeu muito bem aquele cenário e onde você pode ser melhor, agora é hora de definir sua posição estratégica. Ou seja, onde serei especialista, o que eu preciso comunicar, para quem devo comunicar e de que forma irei fazer isso dentro desse mercado que você criou “hipoteticamente”.

Essa posição estratégica não deve servir para “roubar” o lugar de ninguém. Mas sim, que seja para criar um novo assento para você ocupar a posição de líder.

Gostou? Deixe o seu comentário sobre o vídeo sobre market sizing e não deixe de assistir outros vídeos do Darwin Insights aqui.

 

Leave a Reply