Marketing Digital para startups: 6 pontos para suas vendas crescerem

By 25/10/2017 November 12th, 2017 Crescimento, Marketing
Marketing digital para startups
Por Resultados Digitais 

O marketing é essencial para o crescimento de qualquer startup, uma vez que ajuda no lançamento, no posicionamento e no crescimento do negócio.

No caso do Marketing Digital, ele é ainda mais importante por ser mais barato, mais efetivo e mais mensurável em relação ao modelo tradicional — ou seja, exatamente aquilo que toda startup precisa.

Mas, obviamente, esse não é um caminho fácil de ser percorrido. É imprescindível saber o que, quando e como aplicar as devidas estratégias.

Para ajudar você nessa missão, destacamos 6 pontos que mostram como o Marketing Digital pode ajudar sua startup crescer. Confira!

1. Produzindo conteúdo para ganhar autoridade

Se você integra um time de startup, entre os fundadores ou funcionários, sem dúvida precisa dizer ao mundo o motivo pelo qual o negócio existe. Há várias formas de fazer isso, mas uma das mais efetivas de se aproximar do seu público é produzindo um conteúdo altamente interessante e valioso.

O Marketing de Conteúdo é uma ótima sacada para se posicionar, gerar engajamento e, por consequência, se transformar em uma autoridade.

Na prática, funciona de maneira bem simples: quando você cria um conteúdo relevante para a sua audiência, atrai novas oportunidades para o negócio, conquista mais clientes e dá passos concretos a fim de escalar sua startup.

É exatamente esse o sonho de toda startup, não é mesmo?

2. Desenhando a persona para ser mais certeiro na comunicação

Esqueça a definição de público-alvo. Tal conceito refere-se a um grupo heterogêneo de consumidores e a sua informação deve ser direcionada para a pessoa certa, no momento adequado.

Nesse sentido, é essencial conhecer a persona, de forma que a estratégia de Marketing de Conteúdo seja totalmente focada nela. Além disso, a criação da persona é muito importante para validar seu negócio, para colocar seu MVP no mercado. 

Definir uma persona significa construir um perfil com as características indispensáveis do consumidor ideal de um serviço ou produto. Antes de produzir qualquer conteúdo, portanto, é importante definir quem são as pessoas que você busca atingir, quais são seus gostos, seus desejos, suas necessidades e como sua startup pode ajudar.

Por meio de ações diretas e precisas fica mais fácil criar campanhas que realmente gerem valor para o seu público. Lembre-se, ainda, que manter o foco na persona ajudará a produzir conteúdos que estejam alinhados com cada etapa do funil de vendas.

3. Fazendo Inbound Marketing para gerar tráfego

Antes que sua startup coloque em prática a estratégia de Marketing Digital, é imprescindível conhecer e entender a relevância do Inbound Marketing — também conhecido como marketing de atração.

Em linhas gerais, trata-se de um conjunto de ações que têm por objetivo atrair o interesse das pessoas. Alguns dos pilares dessa metodologia são o Marketing de Conteúdo e a estratégia em redes sociais.

O Inbound busca manter um relacionamento (por meio de canais como o email, as mídias sociais, entre outros), fazendo a pessoa passar por vários estágios, que vão desde o Lead até o momento da conversão em vendas.

Uma das vantagens do Inbound Marketing é o baixo custo e a poderosa possibilidade de segmentação, o que é uma ótima notícia para a startup atingir o público certo.

4. Usando o Email Marketing para se relacionar (e vender!)

Definitivamente, o Email Marketing continua mais vivo que nunca. Mesmo com ferramentas mais modernas de comunicação, como as redes sociais, esse canal continua exercendo um papel essencial para atrair e reter clientes.

Essa maneira de contato direto e pessoal traz resultados porque a pessoa, geralmente, está disposta a ouvir o que a sua startup tem a dizer.

Por meio da criação de Landing Pages, os emails são capturados em troca de materiais gratuitos, como um eBook ou vídeo. Em seguida, é fundamental focar na personalização das mensagens.

Para que a estratégia de Email Marketing tenha sucesso, é preciso conhecer as melhores práticas de envio de mensagens, como o uso dos servidores adequados e os assuntos que digam o que a persona quer ouvir. Assim, a startup assegura uma comunicação efetiva, gerando bons resultados para o seu negócio.

5. Usando as redes sociais para expandir a comunicação

Há alguns anos, as redes sociais se tornaram as queridinhas das marcas, dos profissionais de marketing e dos usuários. Com esse cenário, a sua startup precisa privilegiá-las para ter sucesso em uma campanha de marketing nessas mídias.

As redes sociais oferecem oportunidades incríveis para divulgar seus produtos ou serviços, engajar sua audiência e gerar autoridade para a marca. Entre as principais, podemos destacar o Facebook, o Instagram e o WhatsApp. O importante, no entanto, é saber em quais redes o seu público está. Leia aqui também a forte tendência de integração entre os apps, e prepare-se. 

Obviamente, pelo fato de ser a rede social mais usada no mundo, existem grandes chances de o seu público estar no Facebook. Entretanto, também é preciso ter em mente que outras plataformas, como o Twitter ou o LinkendIn, podem se tornar grandes trunfos para a sua estratégia.

Por isso, é essencial conhecer em detalhes as pessoas que deseja atingir. Após criar os perfis da startup nas redes escolhidas, é hora de falar a língua apropriada para o canal, inclusive no que diz respeito à estratégia de Marketing de Conteúdo.

6. Monitorando, medindo e otimizando tudo

Taxa de cliques, taxa de conversão e engajamento são exemplos de termos relacionados aos indicadores de performance ou métricas, que têm a missão de mensurar os resultados da sua estratégia de Marketing Digital.

São esses números que indicam quais ações devem continuar sendo repetidas e quais precisam ser modificadas.

Nesse sentido, é essencial realizar essa análise de maneira contínua, pois ela evita que você perca dinheiro e tempo. Antes de colocar uma campanha para rodar, é importante estabelecer os objetivos, os indicadores de performance e as métricas. Existem metodologias e ferramentas específicas para acompanhar performance e medir resultados das metas traçadas, leia mais sobre aqui. 

Para ter sucesso nessa ação, sua startup precisa acompanhar os números e efetivar as mudanças necessárias. Vale lembrar, ainda, que é preciso tomar cuidado com as chamadas métricas da vaidade, que servem apenas para inflar o ego de um negócio. Afinal, likes (sozinhos) não pagam contas e o objetivo é conquistar e reter clientes, não é mesmo?

Bom, chegou o momento de colocar essas ideias em prática. Seguindo essas dicas, você perceberá que o Marketing Digital é imprescindível para aumentar a visibilidade da sua startup e gerar o crescimento do seu negócio.

E aí, gostou do conteúdo? Se sua startup está começando a gerar resultados em Marketing Digital, deixe um comentário neste post e compartilhe as suas experiências com a gente! Preencha também o form abaixo para receber mais conteúdos para fazer sua startup crescer. 

 

Leave a Reply