Metodologia OKR: acelere o crescimento da sua startup

By 12/10/2017 November 8th, 2017 Crescimento
Metodologia OKR
por George Eich, sócio-fundador da CoBlue

Grandes empresas de tecnologia apostam na metodologia OKR de gestão para otimizar seus processos e alcançar resultados de forma estratégica e conectada com a realidade.

A metodologia de Objectives and Key Results foi adotada pela Google em 1999 e nem precisamos dizer o quanto foi efetiva ao contribuir para o crescimento da instituição. Além da empresa de buscas, o LinkedIn e o Twitter também usam o método que delimita objetivos e resultados-chave como forma de alinhar expectativas, avaliar o desempenho da organização e mapear o que está dando certo ou não.

Baseado na ideologia lean – que prevê a entrega de valor de forma rápida e constante – a metodologia OKR funciona para empresas de todos os portes, com total fit para startups, é claro. As metas são delimitadas a curto e longo prazo e cada uma delas é acompanhada por atividades para todos da equipe. Por isso, a importância do time estar alinhado com a cultura da empresa, dos fundadores aos funcionários, para crescer e levar os modelos de gestão para frente. 

À medida que as atividades vão sendo cumpridas é possível perceber o quanto estão impactando e gerando resultados, além de facilitar a percepção do status da meta: se ela será alcançada ou não. No primeiro caso, se torna fácil mapear quais ações colaboraram para o êxito. Já no segundo, a metodologia ajuda na percepção de que os objetivos não serão cumpridos com antecedência, assim é possível rever ações para chegar no resultado proposto.

Etapas de implantação da metodologia OKR:

  • Consultoria de implementação
  • Suporte
  • Desenvolvimento

Nesta última, as empresas que contratam softwares de OKR podem contar com coachings para melhorar a performance dos resultados. A CoBlue, startup de Balneário Camboriú, foi a primeira empresa brasileira a oferecer uma solução de OKR. Com o software, todos os colaboradores conseguem acompanhar o progresso de seus colegas e deixar comentários para sugerir ações que encurtam o caminho para o cumprimento das metas. E quando incorporado na rotina, passa a fazer parte da cultura da empresa.

OKR para Gestão Ágil

Um dos principais pilares de OKR é a aceleração do processo de gestão. A base do método é delimitar resultados-chave simples e objetivos desafiadores. Sendo assim, o ciclo de trabalho para alcançar uma meta é curto, possibilitando identificar com agilidade quais indicadores estão funcionando e quais precisam de maior atenção.

A forma de montar o organograma de OKR já contribui para a aceleração da gestão. De modo colaborativo, o momento serve como validação e alinhamento dos OKRs. A equipe pode discutir junta o que é relevante para cada setor, contando com a visão de quem está dentro da área e de quem está fora, o que contribui para o enriquecimento dos indicadores. Sua equipe pode, por exemplo acompanhar o desenvolvimento das estratégias e métricas de marketing digital da sua startup com essa metodologia, assim como outros setores da empresa

Agilidade, neste caso, é sinônimo de mudança. As empresas que não têm medo de mudar de meta no meio do caminho conseguem melhores resultados em menor tempo. Quem é resistente à mudança demora mais para colher os frutos da metodologia OKR.

Propósito alinhados

Além de resultados para a empresa, o método auxilia no desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Em startups iniciais é comum que os times sejam engajados e motivados. Mais do que comum, isso é essencial. O OKR ajuda os colaboradores a entenderem seu papel dentro das empresas e a perceberem o resultado de suas ações em um plano maior. Dessa forma, mesmo com mais tempo de casa, o colaborador se mantém entusiasmado com o serviço que presta, e com isso também manter vivo o espírito de startup e perpetuar a cultura organizacional da empresa.

A metodologia OKR contribui para o encontro dos propósitos e para a união das pessoas. Por permitir que colegas comentem nos OKRs dos outros, incentiva uma colaboração que, às vezes até pelo espaço físico, não é possível de manter.

Entendendo seu papel no desenvolvimento da empresa, se sentindo parte de um time que se esforça por um mesmo objetivo e enxergando as ações de seus superiores, fica mais fácil para os colaboradores encontrarem um propósito dentro da instituição e assim se tornarem mais produtivos e se sentirem mais satisfeitos no ambiente de trabalho.

 

Leave a Reply