O Impacto da Reforma Trabalhista para a equipe de vendas

By 30/11/2017 August 13th, 2018 Legislação
o impacto da reforma trabalhista que beneficia empresas e funcionários: o incentivo

O impacto da Reforma Trabalhista ainda parece algo confuso para todos. Mas calma, listamos abaixo novos aspectos que podem ser o grande trunfo para motivar sua equipe de vendas e alcançar metas cada vez mais competitivas, sem prejudicar seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes), para se tornar cada vez mais atrativo para investidores.

Quando fala-se em metas, entende-se que seus times de vendas precisam estar motivados e recebendo constantes incentivos para acompanhar o ritmo de entrega, não é mesmo? Conheça aqui a metodologia OKR para acompanhamento de performance e metas. 

O impacto da Reforma Trabalhista: premiações e bonificações.

Você sabe quanto as premiações e bonificações representam no seu orçamento geral? Apesar de ser um dado que varia de empresa para empresa, os responsáveis pela gestão desses recursos estão sempre preocupados em como reduzir custos sem afetar o desempenho na “linha de frente”, os seus vendedores.

Startups que oferecem serviços, por exemplo, necessitam de um número maior de pessoas para entregar seus produtos, o que faz a folha de pagamento inflar, em alguns casos, para até 20% do valor da receita da empresa.

Para realizar novos investimentos e abrir novas vagas no time e ainda manter o espírito de startup enxuta, mais que qualquer outro tipo de empresa, startups precisam controlar o fluxo de caixa e custos com pessoal bem de perto, pois são fatores decisórios na hora de definir as prioridades. 

Entendendo isso, constatamos que é essencial poder realizar ações pontuais junto aos times de maneira assertiva para controlar adequadamente os altos e baixos nas vendas durante os períodos de análise dos resultados, seja semanal, mensal, por quarter ou até mesmo anual. 

Mas de que forma os empreendedores podem gerenciar a folha de pagamento dos colaboradores de maneiras mais inteligente? E os benefícios que atingem diretamente o custo desses profissionais dentro da empresa? Quanto custará para sua empresa as mudanças trabalhistas que entraram em vigor no dia 11 de novembro? Pode acreditar que assim como você, muitos gestores pelo país também estão se perguntando sobre isso!

O Impacto da Reforma Trabalhista para a equipe de vendas

Para entendermos o que foi alterado e o impacto da Reforma Trabalhista para a equipe de vendas, precisamos compreender a diferença entre encargos e benefícios, assim conseguiremos visualizar o impacto direto que estes dois “grupos” de valores no orçamento da empresa.

Antes das alterações realizadas no artigo 457 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) de 11 novembro de 2017 entrar em vigor, tanto os benefícios e incentivos quanto os encargos eram valores que integravam a folha de pagamento dos colaboradores, somados ao salário e passíveis de tributação.

Um breve resumo sobre o impacto da Reforma Trabalhista 

Antes da Reforma: comissões, porcentagens, gratificações, diárias para viagens, abonos e os prêmios concedidos pelo empregador integravam o salário do funcionário. Portanto, constituem base para incidência de encargos previdenciários e trabalhistas.  

– Após a Reforma: as importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.  

Prêmios: considera-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades, desde que vinculada ao desempenho superior dos empregados.

Fica claro que à partir de agora o empreendedor tem a sua disposição uma incrível ferramenta para retenção de talentos e motivação da sua equipe de vendas. Hoje, pessoas buscam cada vez mais, empresas que ofereçam um pacote de benefícios atraente, do que apenas “bom salário’. Ou seja, é a chance da sua startup se tornar ainda mais atraente, sem precisar pagar encargos altíssimos. 

Um ponto importante a ser ressaltado, descrito por Michele Ibagy, advogada responsável pela gestão de pessoas da MK Soluções Contábeis:  “Esses pagamentos necessitam de controle do RH, dispondo da necessidade de registro do que é desempenho, direito, meritocracia ou benefício, tendo a empresa que se documentar dos indicativos que levaram a essa concessão. E uma plataforma que concentra estas informações facilita e agiliza muito este controle, até mesmo para fins de possível auditoria da Receita Federal e Ministério do Trabalho.” 

O impacto da Reforma Trabalhista: controle assertivo e agilidade de processos

Com a identificação das obrigações, benefícios, encargos e salários que compõem a folha de pagamento, fica a dúvida: como é possível controlar tudo isso? Pode ser simples!

Para facilitar o manejo de tantas informações para cada um dos colaboradores, a Goodticket, uma das startups aceleradas pelo  Darwin Starter, desenvolveu uma solução onde o gestor tem todos os dados em um mesmo ambiente. 

Um sistema programado para receber essas e demais informações sobre os colaboradores. Possível graças a uma automatização dos processos. Os dados ficam sincronizados, facilitando o acesso às informações e em tempo real, tanto para consulta dos gestores quanto para a fiscalização do governo.

Sem a ajuda de uma empresa especializada, o gestor terá muitas dificuldades para verificar todos os processos, o que poderá até inviabilizar um eventual programa de incentivos. Sem a ferramenta certa, não será possível ser sustentável perante ao Ministério do Trabalho, pois controles internos podem ser tidos como inadequados legalmente, visto que a auditoria demanda transparência absoluta.

Além disso, pode-se incluir aqui despesas extras como criação de processos e desenvolvimento de software próprio para controlar saídas de valores, horas extras de colaboradores para conferir documentações e planilhas, eventual retrabalho, etc, etc. 

Como motivar sua equipe de vendas sem prejudicar seu fluxo de caixa?

Com Goodticket a sua startup pode anular os custos com tributos, incentivos e bonificações para equipes de alta performance de todos os setores, inclusive seu time de vendas, gerando um incrível engajamento, de maneira simples, sem natureza salarial, e que não incorporada à remuneração do colaborador.

São soluções perfeitas para atender times focados em metas e performance.  Para desenvolver um ambiente saudável e produtivo, com uma cultura organizacional forte, com times motivados.

Afinal, a mágica acontece quando se define os gatilhos que farão os colaboradores rankearem, e por consequência receberem as gratificações de forma transparente.

A solução que a Goodticket encontrou é oferecer os benefícios em um cartão MasterCard Internacional, integrando tudo de maneira inteligente com os maiores CRMs do mercado e diversas outras ferramentas de gestão de processos, possibilitando que as empresas monitorem qualquer setor, diretamente na plataforma, entregando também comunicação informativa com os colaboradores, gerando maior engajamento e resultado. 

Dentre os diversos impactos que a Reforma Trabalhista, a que mais beneficias empresas e funcionários é a nova dinâmica para incentivos. E quando pensamos em incentivos, devemos pensar em pessoas, e pessoas estão em constante mudança.

É preciso que essas estratégias estejam sempre em movimento, que não sejam criadas e descontinuadas. É necessário  inovar  para que os colaboradores continuem envolvidos continuamente, mantendo sua cultura forte. Leia mais aqui sobre a importância da cultura organizacional para startup.

Texto: colaboração com a Goodticket. 

Leave a Reply