Origem, nova spin-off da Darwin Startups, é lançada no mercado

By 04/05/2020 May 8th, 2020 Novidades
origem-by-darwin-spin-off

A Darwin Startups, eleita a melhor aceleradora do Brasil por dois anos consecutivos pela ABStartups, apresenta oficialmente ao ecossistema empreendedor a sua segunda spin-off: Origem by Darwin. Seu propósito é claro: apoiar empreendedores e fomentar o ecossistema nacional de startups por meio da educação.

A iniciativa surgiu como um braço da Darwin em 2018 e capacitou 10 startups em Ponta Grossa. Em 2019, quatro programas rodaram em quatro cidades brasileiras nas regiões norte, nordeste e sudeste. Foram 62 startups e 164 empreendedores que tiveram acesso a metodologia de educação darwiniana. Assim, foram orientados e mentorados pela equipe Darwin aliada a parceiros locais de cada um dos municípios. Já em 2020 dois programas foram realizados, nas cidades de Lages e Criciúma. 

“A Darwin Startups é amplamente reconhecida pelo protagonismo em alavancar ecossistemas, investindo e desenvolvendo negócios inovadores de alto impacto. Mais de 30 profissionais de alto nível foram capacitados no que há de mais atual em gestão e mercado de startups. O engajamento e a satisfação dos empresários participantes durante o processo é a garantia de que acertamos na fórmula e que teremos grandes resultados no médio prazo”, diz Carlos Von Sohstein, após a realização de um dos programas em Natal com o apoio e patrocínio do Sebrae/RN.

O propósito de fortalecer e capacitar o ecossistema empreendedor brasileiro para além do eixo São Paulo-Santa Catarina transformou este projeto piloto em uma spin-off.

A Origem by Darwin chega ao mercado totalmente focada na educação empreendedora aplicando o conceito darwiniano de especiação, ou seja, o conjunto de processos que dão origem a novas espécies, ao mundo das startups.

De acordo com André Hotta, CEO da Origem, “sabemos que existem diversos conteúdos e cursos sobre empreendedorismo e startups no mercado. O que a Origem se propõe não é apenas entregar uma curadoria de conteúdos, mas também entregar o máximo de valor por meio de um rica experiência prática e uma comunidade de empreendedores, mentores, investidores e corporações. 

Marcos Mueller, CEO Darwin, entende que “a educação empreendedora é um dos pilares da missão de ser pró-empreendedor, a qual a Darwin se dedica há mais de cinco anos. A Origem chega para entregar a qualidade necessária ao desenvolvimento dos empreendedores de todo o país e com dedicação total ao projeto, por isso a lançamos hoje como spin-off.”

Com foco em desenvolver de forma saudável e ágil a jornada empreendedora, a Origem by Darwin oferece três diferentes programas. São eles: Seleção Natural, Galápagos e Expedição. Conheça mais sobre cada um deles na sequência.

Origem by Darwin, quais os programas que a spin-off oferece aos empreendedores

A empresa chega ao mercado com três principais programas que focam em capacitar e auxiliar diferentes desafios da jornada. São eles:

Galápagos: Programa de capacitação de 4 semanas para startups em fase inicial (validação e primeiros clientes). Apresenta a metodologia Darwin Startups e consiste em conteúdos online, atividades práticas, mentorias locais e workshops presenciais. 

Seleção Natural: Programa de capacitação de 4 semanas para startups que já passaram pela fase de validação e estão em busca do product-market fit. Apresenta a metodologia Darwin Startups e consiste em conteúdos online, atividades práticas, mentorias da rede Darwin e workshops presenciais

Expedição: Inovação como plano de carreira. Programa Corporativo de capacitação intraempreededora. Tem duração de 5 semanas para colaboradores selecionados com o objetivo de operacionalizarem o programa de ideias da corporação.

Conheça o time de empreendedores da Origem by Darwin

Foi co-fundador da Intexfy e SmartMob Coworking. Trabalhou durante 3 anos como gerente regional dos programas de startups da Techstars. Na Techstars gerenciava os programas como Startup Weekend, Startup Next e Startup Week, capacitando empreendedores e suas comunidades de startups em todo o Brasil. É formado em engenharia de produção mecânica pela UFSC.

João Marinelli, Head de Comunidades

É sócio fundador da Easy Way – Cozinha Saudável. Facilitador do Startup Weekend, evento mundial que busca fomentar o empreendedorismo e capacitar comunidades. Auxiliou no desenvolvimento e melhoria da metodologia do CLA (Community Leader Academy), evento da Techstars que busca formar novas lideranças empreendedoras. É formado em Relações Públicas pela UNESP de Bauru e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

 Ian Romano, Head of Corporate Education

Empresário com experiência em formação e modelagem de startups, indo desde a parte de business, vendas, marketing e pitching. Foi founder e Diretor de Vendas da Bunee.io, startup investida pela Bossa Nova e acelerada pelo SEED em 2017. Mentor Lemonade, Techmall. Organizador, Mentor e Facilitador do Startup Weekend. Além disso, possui experiência facilitando mais de 29 eventos de empreendedorismo e inovação ao longo dos anos, já tendo tido contato com mais de 300 startups em formação ou desenvolvimento.

Leave a Reply