Como extrair o máximo de um Processo de Aceleração

By 16/02/2017 November 6th, 2017 Fundadores

No segundo semestre de 2015 participei, por meio da Meetime, da primeira turma da aceleradora Darwin Starter.  Depois de pouco mais de um ano de  trabalho fui convidado a conversar com as empresas do segundo batch sobre os principais aprendizados que tivemos durante os meses de aceleração, e a apresentação deu origem a esse post.

O objetivo dos próximos parágrafos é compartilhar com outros empreendedores, que estão pensando em ingressar ou já participam de uma aceleração, como extrair o máximo desse processo e de fato fazer com que a empresa cresça num ritmo acelerado.

Selecione e seja selecionado

O passo mais importante para tirar o máximo de proveito de uma aceleração é também o primeiro a ser tomado: a escolha da Aceleradora. Encare o processo de seleção de uma aceleradora como uma via de mão dupla. As pessoas por detrás da aceleradora vão querer saber detalhes sobre o seu negócio: como funciona a relação entre os founders, qual a visão de longo prazo, qual o atual nível de engajamento dos clientes com a solução, se pretendem captar uma nova rodada (e quando).

Seu objetivo deve ser responder essas questões de forma clara e direta, mas também de  questionar o que a aceleradora pode fazer pela empresa. Algumas dicas de questões que podem ser levantadas pelo empreendedor:

  • selecione os 3 principais desafios da empresa para o próximo semestre e pergunte como o programa poderá ajudar a superar cada um deles;
  • encontre as 2 pessoas mais influentes / experientes dentro do seu mercado e questione se depois de selecionado, a aceleradora tem as conexões para ajudá-los a tornar uma dessas pessoas o mentor da empresa;
  • converse com empreendedores bem-sucedidos que passaram por batch’s anteriores e entenda qual foi o papel da aceleradora nos primeiros milestones de sucesso.  
  • pergunte aos gestores da aceleradora se eles têm um papel ativo na captação de próximas rodadas de investimento.

Escolher o programa de aceleração que melhor se encaixe a realidade / mercado de sua empresa é 50% do caminho andado, então tenha certeza de alocar tempo e esforço suficiente nessa etapa.

Não caia na armadilha da escada rolante

É muito comum encontrar empreendedores que enxergam o processo de aceleração como uma escada rolante. Eles acreditam que depois de serem selecionados a aceleradora irá colocar eles em um caminho cheio de mentores, parceiros e investidores e a ascensão para o topo será automática, da mesma forma que subimos na escada rolante e sem esforço somos levados a um patamar mais elevado.

Mas o cenário real é bem diferente: continuando com a metáfora, uma boa aceleradora vai proporcionar um tênis melhor, bons treinadores e red bulls para dar um gás extra. Mas a escada e os desafios continuam os mesmo e cruzar eles com mais velocidade, chegando ao topo rápido, continua dependendo do nível de esforço que você está disposto a fazer.

Empreendedores não podem encarar os meses de aceleração como um período normal na história da startup. Poucas horas de sono e 100% de foco em ultrapassar os principais desafios da empresa para crescer rápido são a norma nesse estágio, e  todo o time tem que estar ciente e disposto a encarar essa realidade.

Foco (OMTM)

Sou um fã da metodologia OMTM (one metric that matters) utilizada pela Y Combinator em seu programa de aceleração, onde a empresa estabelece apenas uma métrica para acompanhar e estabelece uma meta de crescimento semana a semana violenta. A ideia de acompanhar as métricas semanalmente deriva de 2 pontos:

  • a empresa irá perceber rapidamente se suas ações não estão gerando resultado;
  • os empreendedores terão que se forçar a pensar em formas criativas de gerar resultado rápido (crescimento TODA semana), validando assim canais de tração e nichos de mercado.

Startups dentro de um processo de aceleração, via de regra, tem recursos humanos e financeiros escassos e não podem se dar ao luxo de aplicar eles nas tarefas erradas. Ter apenas uma métrica durante o processo garante que as ações realizadas estão alinhadas com o principal objetivo da empresa naquele momento.

EXTRA TIPS

  • Utilize a fase de aceleração e o momentum positivo que ela gera para atrair os melhores profissionais para a empresa. Boas aceleradoras vão ajudar no recrutamento de A+ players;
  • Crescer rápido muitas vezes requer que a empresa seja arrojada no ponto de vista de investimentos realizados. Crie uma projeção de gastos que esteja alinhada com o crescimento esperado e a expectativa de próximas rodadas de investimento. DON’T RUN OUT OF MONEY;
  • Consiga o melhor mentor possível para sua empresa, de preferência um empreendedor que já tenha enfrentado os desafios pelos quais a empresa irá passar durante a aceleração. Converse periodicamente com ele e não cometa os mesmos erros;
  • Como tudo na vida, o resultado de um processo de aceleração será diretamente proporcional ao esforço bem alocado por parte da empresa. Siga as dicas acima, trabalhe MUITO e veja sua empresa evoluir anos em questão de poucos meses.

Leave a Reply