Profissionais compartilham experiências e conhecimento com o time do Darwin

By 02/02/2016 July 26th, 2019 Notícias, Novidades

Ao longo do programa vários profissionais compartilham experiências e conhecimento com os empreendedores do Darwin Startups. Confira alguns palestrantes e os assuntos abordados nas visitas ao espaço de co-working no Sapiens Park.

Ricardo Heidorn, CEO da Seekr (foto inicial)

Em novembro os empreendedores receberam a vista de Ricardo Heidorn, diretor sócio da Seekr, uma empresa de gestão e monitoramento de marcas em mídias sociais. Heidorn compartilhou com o time do Darwin Startups sua experiência de 10 anos passando por 4 empresas e falou sobre os 10 principais erros de empreendedores iniciando um negócio. Para ele a troca de experiências é muito importante. Mas não adianta usar mapas antigos para caminhos novos: “ter referência é muito bom, mas ela não pode ser copiada. O melhor é criar um modelo de negócios próprio”, destaca Heidorn.

Gustavo Broilo, gerente de inbound sales da Resultados Digitais

Gustavo Broilo, gerente de inbound sales da Resultados Digitais

Gustavo Broilo fala da técnica de inbound sales

Gustavo Broilo, gerente de inbound sales da Resultados Digitais, conversou com os empreendedores do Darwin Startups sobre como estruturar e gerenciar um processo de vendas aliado ao marketing digital. Segundo Broilo, os clientes passam por etapas de aprendizado, reconhecimento do problema, avaliação e compra. As técnicas de marketing digital são essenciais neste processo para convencer o público da existência do problema. Broilo também comparou as fases de uma empresa com as de um bebê que engatinha, dá os primeiros passos e cresce, com um produto mais sólido e focando na aceleração de contratações.

Leopoldo Lima, diretor de investimentos do CVentures Primus

O diretor de investimentos do fundo CVentures Primus, Leopoldo Lima, falou do diferencial deste fundo de investimentos. Segundo Lima, por vir da Fundação Certi, este é um fundo com DNA mais próximo do empreendedor. Leopoldo Lima também trouxe alguns pontos importantes para buscar investimentos, como uma apresentação clara, conhecer bem o mercado e desenvolver uma boa relação com o gestor. Ele finalizou aconselhando os empreendedores a negociarem bem: “a empresa vale o quanto alguém pagar nela”.

Emília Chagas, co-founder e CEO da Contentools

Emília Chagas, CEO da Contentools

Emília Chagas ensina a definir a buyer persona

Ainda em novembro, os empreendedores do Darwin Startups receberam a visita de Emília Chagas, co-fundadora e CEO da Contentools, empresa de marketing de conteúdo. Ela passou 4 passos fáceis para definição de persona. Segundo Chagas essa pesquisa pode aumentar 5x o movimento do site e o número de clientes potenciais. Porém, 44% das empresas não têm uma buyer persona definida.

Ela também falou sobre o mapa de jornada de compras e como o marketing de conteúdo é importante neste processo. Porém, cada persona exige uma jornada diferente, com conteúdos personalizados: “sempre estamos falando com alguém, com uma pessoa do outro lado”, completa.

Eric Ayala, empreendedor e investidor

Eric Ayala, empreendedor e investidor

Eric Ayala responde dúvidas sobre mercado global

O empreendedor e investidor Eric Ayala esteve no espaço Sapiens Park para conversar com os empreendedores sobre mercado global. Ayala tirou dúvidas sobre internacionalização e busca de investimentos estrangeiros. Para ele é importante dominar o mercado brasileiro antes de tentar a internacionalização e destaca que “não se pode criar uma tecnologia aqui achando que ela vai funcionar no mundo todo”.

Olavo Pereira, mentor de storytelling

Olavo Pereira, mentor de storytelling

Olavo Pereira fala sobre técnicas de storytelling

Antes da data do follow up com os investidores, em dezembro, os empreendedores do Darwin participaram de um workshop sobre pitch com o mentor de storytelling Olavo Pereira. Ele passou orientações sobre como construir uma narrativa que tenha conteúdo e seja atrativa para investidores utilizando o método do mapa de narrativa. Cada empresa também passou por uma mentoria individual com Olavo Pereira antes do pitch final em fevereiro.

Pompeo Scola, presidente do Instituto Miguel Abuhab

Pompeo Scola ministra dinâmica do Chapéu Vermelho

Pompeo Scola faz dinâmica do Chapéu Vermelho

O primeiro encontro de 2016 teve um workshop ministrado por Pompeo Scola, presidente do Instituto Miguel Abuhab. Pompeo trouxe seus anos de experiência como Vice Presidente do Buscapé e desenvolveu uma dinâmica para tentar identificar e corrigir possíveis erros. “É preciso saber reagir àquilo que não sai como o planejado”, explica Pompeo, que utilizou a ferramenta do Chapéu Vermelho e estimulou cada empresa a apontar queixas, prioridades e soluções.

O feedback dos empreendedores foi muito positivo: “Não é fácil apertar a ferida. A dinâmica foi muito bem organizada e produtiva”, declarou Yan Carlomagno, um dos fundadores da Bem Vendi.

Leave a Reply