Projeções Financeiras para Startups com Rodrigo Ventura

projeção financeira - darwin insights

DARWIN INSIGHTS – Projeções financeiras para startups

Nesse vídeo o Rodrigo Ventura, atualmente CEO da Escola do Financeiro, fala sobre a importância das projeções financeiras para sua Startup. Aqui, abordamos três principais tópicos que rodeiam o tema: porque, como e o que não fazer ao realizar uma projeção.

Então, vamos nessa? Veja o vídeo abaixo:

Por que fazer?

Começamos pelo porque você deve realizar essa projeção – aqui ele fala sobre a importância de fazer uma projeção para qualquer tamanho de empresa, inclusive uma startup.

A primeira etapa é entender o seu modelo de negócio, ou seja, se o negócio vai ser sustentável ao decorrer do tempo de operação, e isso só é possível através de uma projeção financeira.

O segundo ponto é o controle do fluxo de caixa, ele vai lhe dizer o quanto de dinheiro você vai precisar para realizar aquele plano.

O terceiro e o principal ponto é exercitar o crescimento da empresa. Qual é a fonte de receita principal, a estrutura de custo e o que pode gerar de resultado esperado – esse plano vai materializar a maturidade, afinal ideias não valem de nada sem execução.

Como fazer?

A projeção deve ser sempre simples. Você deve realizar as validações de cada premissa, fazer testes de custos, e projetar esse resultado com base no seu teste. Outra dica é avaliar constantemente o resultado da sua projeção, fazer isso semanalmente aumenta a maturidade da Startup e mostra que vocês estão preparados para o futuro.

O que não fazer?

Ao fazer uma projeção você não deve incluir despesas indesejadas, aka Dívidas, grande parte dos investidores não investe em vocês para pagar dívidas, certo? 

Salários altos dos empreendedores também não são bem-vindos, mostre que você está investindo apostando no retorno futuro da sua Startup. E por fim, evite investimentos super altos com coisas supérfluas, exemplos: monitores super caros e reformas. Enfim, coisas que não geram retorno, principalmente agora que vocês estão começando a gerar receita.

Evite calcular o capital de investimento de forma equivocada. Calcule as entradas e saídas, mas evite complicar demais. Você não vai parecer mais maduro ao complicar a sua projeção, mantenha a simplicidade sempre!

Pronto para fazer a projeção da sua Startup e mandar ver?

Veja outros posts do Darwin Insights:

 

Quer saber mais? Acompanhe outros posts do Rodrigo Ventura sobre projeções financeiras:

 


Leave a Reply