Verticais aceleradas no Darwin Starter

By 18/08/2016 April 20th, 2020 Aceleração

O programa de aceleração da Darwin Startups tem foco em verticais específicas. Orientado pelas tendências de mercado, selecionaremos startups das verticais de Fintech, Big Data & Analytics e Telecom. Startups destas áreas terão suporte de todo conhecimento obtido durante anos de experiência de nossos parceiros corporativos.

Aqui explicamos um pouco sobre cada vertical e também mencionamos quem são os parceiros corporativos que dão suporte para que as startups se desenvolvam ainda mais rápido Vamos lá?

FINTECH

verticais_V copy 2

Fintech é uma palavra originada pela junção entre finanças e tecnologia. Como o próprio nome diz, são startups com soluções na área de serviços financeiros. Estas startups normalmente criam novos negócios em áreas como cartão de crédito e débito, conta corrente,  pagamentos, investimentos, empréstimos pessoais e corporativos, regulamentação, e assim por diante.

Também podem ser definidas como empresas inovadoras na área financeira. Com uso intensivo de tecnologia, esses novos produtos e serviços são geralmente mais fáceis de se usar, mais simples, intuitivos e estão disponíveis 24/7, na maior parte das vezes através de aplicativos mobile.

Para exemplificar, uma contratação de um cartão de crédito, que exigia a presença física do cliente numa agência bancária, a apresentação de documentos (originais e cópias), assinatura num formulário (ou em vários) e alguns dias para processamento, hoje pode ser feita pelo próprio smartphone, em minutos, tirando apenas uma foto do cliente e outra do documento de identidade e, em seguida, o cliente assinando no próprio aparelho com o dedo – tudo em questão de minutos.

Como parceiro do Darwin, nesta vertical temos a Cetip, uma empresa com mais de 30 anos de história e 17 mil clientes no Brasil. A Cetip é a integradora do mercado financeiro, oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos. Basicamente, todas as instituições financeiras do Brasil são clientes dela, o que auxiliará as startups aceleradas a estabelecerem contato com grandes bancos e suas carteiras de clientes. Além disso, os executivos e técnicos da empresa dedicarão parte do seu tempo para realizar mentorias com as aceleradas e compartilhar seu know-how.

 

BIG DATA & ANALYTICS

verticais_V copy 5

Big Data é um termo usado para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar. O importante aqui não é a quantidade de dados, em si, mas o que as organizações podem fazer com essas informações.

Os desafios desta área incluem: análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização, informações sobre privacidade dos dados, entre outros.

A análise adequada dessa informação permite a obtenção de insights e conduz a melhores decisões e direções estratégicas de negócio. É possível encontrar correlações, como por exemplo: prevenção de doenças, combate à criminalidade, estimativa de consumo, análise de comportamento de mercado, e assim por diante.

Apesar de muitos falarem de Big Data, poucos são aqueles capazes de compreender e lidar tão bem com volume e complexidade de dados. 

 

TELECOM E TI

verticais_V copy 3

As telecomunicações surgiram para suprir a necessidade humana de se comunicar à distância e de forma rápida. Hoje, país algum sobrevive sem um eficiente sistema de serviços de telecom que possibilite a troca de informações de forma ágil e eficiente. Cabe mencionar que a área inclui comunicações entre sistemas, organizações, pessoas, entre outros.

Como parceiro de TI e Telecom, temos a RTM, a maior provedora de serviços para integração do mercado financeiro brasileiro, oferecendo infraestrutura de telecomunicações e soluções de tecnologia em ambiente de nuvem privada com total segurança e alta taxa de disponibilidade. Conecta mais de 500 instituições e os principais provedores de serviços e informações do mercado em ambiente de nuvem privada.

 

Não se encaixou em nenhuma vertical? Não criemos pânico! Startups que não trabalham nas áreas descritas acima também podem se inscrever. Avaliaremos todos os negócios e, caso sua startup tenha potencial, poderá ser selecionada!

Join the discussion 2 Comments

  • Gostaria de inscrever nossa startup – uma legaltech – para o programa! Como podemos fazer?

    Que tal descobrir uma nova forma de fazer contratos?

    A Contrato Legaltech é uma startup que oferta – através de uma plataforma de contratos baseada em um aplicativo (ainda em construção) – contratos e documentos jurídicos padrões que podem ser preenchidos por qualquer pessoa mesmo com poucos conhecimentos em tecnologia e jurídico, pois nosso aplicativo se valerá de um painel táctil facilitando a experiência dos usuários.
    Iniciamos nosso projeto ofertando nossos contratos de forma gratuita. Iniciamos a cobrar por nossos serviços (confecção do contrato e assessoria para que o mesmo fique adequado as demandas dos usuários) no último dia 6/1/20. Por enquanto estamos ofertando através de um formulário que pode ser preenchido a partir de nosso site, mas buscamos um parceiro (técnico para desenvolver nosso aplicativo) ou investimento para produzir nosso aplicativo.
    Temos as interfaces já projetadas e temos parceria com o Icolab – Instituto colaborativo de Blochchain – para usar a tecnologia blockchain na assinatura de nossos contratos garantindo segurança e autenticidade aos mesmos.
    Participamos do último projeto denominado Startup Garagem do Tecnopuc, 2019. Fomos um dos 30 projetos escolhidos dentre cerca de 120.
    Vocês podem descobrir um pouco mais sobre a nossa startup aqui:
    linktr.ee/contratolegaltech

    Atenciosamente,

    Robson Pereira de Souza