Melhor aceleradora do Brasil 2019: Darwin é eleita pelo Startup Awards

By 02/12/2019 Notícias
melhor-aceleradora-2019-darwin

Santa Catarina venceu em três categorias do Startup Awards, considerada a maior premiação do ecossistema de startups do Brasil realizada pela ABStartups, Associação Brasileira de Startups, que ocorreu no dia 29 de Novembro de 2019. 

A Darwin Startups foi eleita como “Melhor Aceleradora”, ACATE como “Melhor Hub de Inovação” e Startup SC como “Comunidade do Ano”. Esta é a segunda vez que as três instituições são vencedoras do prêmio.

“Este prêmio é um reconhecimento pelo excelente trabalho que Santa Catarina tem realizado nos últimos anos no desenvolvimento do ecossistema de startups. A Darwin Startups tem trabalhado muito para entregar o máximo de valor aos empreendedores não apenas em Florianópolis, mas também em outras comunidades do Brasil. Este ano ampliamos nossa área de atuação com a abertura da HARDS, a primeira aceleradora de startups de hardware do país, e com a realização do nosso programa Seleção Natural em outras cidades como Manaus, Natal, Vitória e Belém”, diz Marcos Mueller, CEO da Darwin Startups.

Retrospectiva 2019: um ano para ficar na memória

O bicampeonato no Startup Awards chegou para fechar um ano cheio de conquistas para o time Darwin, seus parceiros, Grupo J. Safra, B3, Neoway, RTM e TransUnion e para toda rede de empreendedores. Confira:

-HARDS

A primeira aceleradora de software e hardware do Brasil, resultado da spin off da Darwin, Fundação CERTI e CVentures, entrou em atividade. Abrangendo o segmento da Indústria 4.0, a HARDS é também uma comunidade de empreendedores, mentores e corporações que oferecem capacitação, infraestrutura de prototipagem, investimento financeiro, acesso ao mercado e aos canais de distribuição. Tudo com o foco em impulsionar o desenvolvimento e crescimento de startups early stage.

-Seleção Natural

Como um ecossistema de evolução para startups, um braço forte da Darwin é, sem dúvidas, a educação. Por isso, um novo projeto darwiniano tomou forma também em 2019: o Seleção Natural. Funcionando como uma capacitação para startups early stage, o programa aconteceu nas capitais Manaus, Natal, Vitória e Belém, buscando desenvolver empreendedores locais através de conteúdos ricos e atividades práticas, de forma presencial, durante quatro finais de semana. 

-TotalVoice adquirida pela Zenvia

A TotalVoice, acelerada pela Darwin no seu Batch 3, foi adquirida pela Zenvia neste ano. A startup de Palhoça (SC) é especialista em APIs de comunicação por voz e texto. Já a Zenvia é líder de mercado na América Latina e atua como uma plataforma de comunicação que busca simplificar a relação entre empresas e consumidores. A aproximação entre ambas ocorreu dentro da rede Darwin. Saiba mais.

-Navarra Tech no programa de aceleração Techstars

Um grande ano também para a Navarra Tech. A startup, selecionada no Batch 3 da Darwin, foi criada para desenvolver algoritmos de negociação de renda variável na B3 e em criptomoedas. Dentro do programa darwiniano, em 2018, pivotou seu modelo de negócio para o mercado de trading de energia elétrica. Em agosto deste ano, lançou a Navarra Trader, plataforma de trading desenvolvida em parceria com a Votorantim Energia. Outra grande notícia foi a aprovação no Techstars Energy Accelerator, após indicação da Darwin. A startup ficará quatro meses em Oslo, na Noruega, em um programa com grandes empresas do segmento, como a Equinor, Capgemini e Kongsberg. Saiba mais.

-PagueVeloz desponta no mercado

A PagueVeloz, startup do Batch 2 da Darwin, é outra que coleciona conquistas ao longo de 2019. Após fechar 2018 com R$ 3 bilhões transacionados na sua plataforma de gestão financeira, a previsão é que este ano feche com pelo menos R$ 6 bilhões, o dobro do ano anterior. Além disso, uma nova sede, seis vezes maior do que a atual, foi inaugurada no CR7 Alameda Business, em Blumenau (SC). Ao mesmo tempo, 100 vagas foram abertas nas áreas de desenvolvimento, suporte, comercial e pré-vendas. Atualmente, são mais de 19 mil clientes em todo o país e mais de 30 mil usuários cadastrados na plataforma. Saiba mais. 

Startup Awards 2019

A premiação, que ocorreu na Conferência Nacional de Startups (CASE), em São Paulo, consolidou a participação e força do ecossistema de Santa Catarina. Iniciativas e profissionais do estado foram finalistas em 8 das 13 categorias do prêmio, sendo que 3 conquistaram o troféu.

Confira a lista de vencedores:

-Educação: Gama Academy

-Profissional de Imprensa: Beatriz Bevilacqua

-Investidor Anjo: Marco Poli

-Hub de Inovação: Acate

-Aceleradora: Darwin Startups

-Impacto Social: Programaria

-Mentor: Vinícius Machado

-Corporate: Accenture

-Herói/Heroína: Dani junco 

-Startup revelação: Apponte.me

-Startup do Ano: Agenda Edu 

Leave a Reply