O que Darwin nos ensinou – Covid e nós

By 25/06/2020 June 30th, 2020 Crescimento

O mundo mudou. Não temos como negar. Mesmo que o passado recente nos evoque certa nostalgia, o mundo de hoje não é igual ao mundo de ontem e, provavelmente, não será igual ao de amanhã. Estamos passando por um período complexo e caótico, de muitas mudanças, que nos impede de ter clareza sobre como será a nossa realidade no próximo trimestre, mas já nos empurra uma necessidade radical de adaptação para o próximo mês. 

Naturalmente, essa pandemia de escala global nos fez revisitar a teoria da Seleção Natural de Charles Darwin, cientista que nos inspirou com seus estudos sobre o processo evolutivo das espécies. Publicada em 1859 no livro “A Origem das Espécies”, Darwin consegue resumir as suas observações e conclusões em uma máxima que ficaria para a história:

“Não é o mais forte nem o mais inteligente que sobrevive, mas sim aquele que melhor se adapta às mudanças”

Para Darwin, a importância da adaptação é absoluta. Nem a força, nem a inteligência. As chances estão todas ao lado de quem é capaz de se adaptar às pressões do ambiente. É disto que vamos falar agora: nós, que nos batizamos como Darwin Startups em homenagem a esse autor que se faz mais presente do que nunca, queremos compartilhar não só a nossa filosofia, inspirada na Evolução das Espécies, mas tudo o que aprendemos nesses anos todos investindo em startups sobre adaptação, sobrevivência e sucesso.

Busque variedade de material genético e observe a pressão do ambiente

A Darwin começou em uma pequena sala dentro do InovaLab em 2015, mas a história que permitiria o nascimento dessa nova “espécie” já vinha sendo traçada muitos anos antes, de muitas formas diferentes e por pessoas distintas. Desde a década de 80, com o nascimento da Fundação CERTI em Florianópolis, até os anos de 2010, com o sucesso do programa de capacitação Startup SC do Sebrae, a Darwin Startups, de uma forma ou outra, já tinha uma pontinha ali.

Mas foi em 2015, quando o mercado de venture capital pressionava por novas alternativas e soluções para apoiar startups, que todas essas pontinhas foram costuradas e o grande responsável por isso foi o Marcos Mueller. Ele conseguiu trazer toda experiência adquirida com sua passagem pela Certi, Cventures e Endeavor e reunir mais de uma centena de pessoas que, como colaborador, mentor, parceiro, amigo ou o que for, puderam contribuir para transformar aquela nova necessidade do mercado em um negócio. Naquele momento, sem muita clareza de como exatamente seria esse negócio (muito menos do nome que daríamos a ele!), foi consenso que, pela própria natureza do que queríamos fazer, nosso principal valor deveria ser a capacidade de adaptar-se a diferentes situações para manter vivo não só o nosso negócio, mas os negócios que acreditamos e investimos.

A partir dessa conclusão, não poderíamos nos batizar de outro nome que não fosse Darwin e, assim, tivemos nosso primeiro aprendizado: as chances de uma startup sobreviver e prosperar estão diretamente ligadas a capacidade adquirida pelos Empreendedores de responder às pressões do ambiente (ou mudanças do mercado) de forma eficiente.

Busque o seu equilíbrio energético para poder crescer e reproduzir

Fomos provocados, ao longo dos anos, a colocar este discurso em prática inúmeras vezes. Para cada processo de mudança, há uma consequência. Em nossa história, a maioria delas são positivas. Dentre elas a conquista de parceiros que são gigantes no mercado: B3, Grupo J.Safra, RTM, Sinqia e TransUnion. Nos tornamos também o primeiro parceiro no Brasil da gigante TechStars

Além disso, a necessidade constante de adaptação nos levou a caminhos não imaginados. Após investirmos em mais de 50 startups, criamos uma nova aceleradora de hardware, a primeira do país, e lançamos uma empresa focada em educação empreendedora. Fomos eleitos por dois anos consecutivos, 2018 e 2019, a melhor aceleradora do Brasil pela ABStartups.

Alimentamos, acima de tudo, o nosso propósito de apoiar e fortalecer o ecossistema brasileiro de startups. 

Busque vencer o medo que paralisa e foque na coragem que movimenta.  

A adaptação é tão importante para todas as espécies porque o meio está em constante mudança. Ele mudou agora. Hoje estamos aqui, 2020, e o mundo se encontra frente a uma situação difícil, que exige de nós a capacidade de adaptação. Os tempos são difíceis e exigem decisões difíceis. Charles Darwin nos mostrou que a evolução das espécies é um fato, porém ela é lenta e gradual, leva anos para acontecer. Agora não. O mundo inteiro fechou as portas do dia para noite. Sua rotina mudou. Provavelmente suas prioridades também. Compartilhamos todos sentimentos de insegurança e dor. A mudança foi brusca, mas o processo é o mesmo. 

Adaptação não é apenas sobre sobrevivência. É sobre ser coletivo. É sobre acreditarmos que algo melhor pode ser construído. É sobre continuar. É sobre o que nos move, independentemente da direção. É  sobre persistência, sobre foco, sobre coragem. Tal qual uma startup, temos que buscar a repetição e validação: repetir, aprender para adaptar. Repetir, resistir, adaptar.

É sobre quando, em meio ao caos que paralisa, precisamos tomar uma decisão. É preciso agir. Para vencer o medo e a letargia devemos ouvir a este instinto que é compartilhado por todas as espécies, devemos seguir a voz da adaptação rumo ao novo. A mudança, temida e incerta, é inevitável. Mas nosso papel frente a ela ainda pode ser definido.  

Busque criar relações de simbiose e fortalecer laços de sobrevivência

Na obra de MR Victor W. Hwang e Greg Horowitt chamada The Rainforest: The Secret to Building the Next Silicon Valley, entendemos o quão importante e fundamental é a confiança na formação e manutenção dos ecossistemas de inovação, aos quais eles chamam de “Rainforests”. Historicamente, uma comunidade só pode obter sucesso quando certos comportamentos culturais despertam o potencial humano. Sendo a chave desse despertar a confiança. Confiança como o grande motor para o crescimento em conjunto.

E nesse tempo de crise, o que temos pela frente é a missão de nos adaptarmos. Se confiarmos uns nos outros e nos ajudarmos, conseguiremos evoluir e superar o desafio. E é isso  o que queremos dizer para os empreendedores Brasil afora: Estamos aqui, juntos, para lutar nesse momento. 

Estamos aqui, como sempre estivemos, desde 2015, acreditando na filosofia da adaptação. Estamos aqui, fazendo o nosso melhor para buscar a evolução em comunidade, compartilhando a mentalidade de superação, resiliência e força, que acreditamos e praticamos em nosso dia a dia. Seguimos oferecendo todo apoio humano e técnico aos que se aventuram na jornada de empreender pois este é nosso grito de adaptação neste momento. Estamos aqui e seguimos em frente.

Por isso você poderá contar conosco em todas as expressões da nossa filosofia. Seja na:

Darwin Startups – Aceleração de Startups com o time de Aceleração

Murilo

Babi

Enya

Rafa

Manu

Roberta

Ou com o time de Portfólio e Investimentos

Otávio

Rodolfo

Eduardo

Vitor

Ou na Hards – Aceleradora de Software + Hardware

na equipe do Marcos Buson

com o Odilo

Watson

e Manu

Ou ainda com a Origem.io – Educação Empreendedora

No time do André Hotta

com João

e Ian

Seja através do nosso time de Psicólogos
Ug
Leandro

Ou com nosso Partner e Conselheiro, Carlos

Ou, por fim, com nosso líder

Marcos Mueller

Nós estamos aqui. Conte conosco, vamos juntos!

Ass: Time Darwin

Leave a Reply