
No segundo semestre de 2015 participei, por meio da Meetime, da primeira turma da aceleradora Darwin Starter. Depois de pouco mais de um ano de trabalho fui convidado a conversar com as empresas do segundo batch sobre os principais aprendizados que tivemos durante os meses de aceleração, e a apresentação deu origem a esse post.
O objetivo dos próximos parágrafos é compartilhar com outros empreendedores, que estão pensando em ingressar ou já participam de uma aceleração, como extrair o máximo desse processo e de fato fazer com que a empresa cresça num ritmo acelerado.
Selecione e seja selecionado
O passo mais importante para tirar o máximo de proveito de uma aceleração é também o primeiro a ser tomado: a escolha da Aceleradora. Encare o processo de seleção de uma aceleradora como uma via de mão dupla. As pessoas por detrás da aceleradora vão querer saber detalhes sobre o seu negócio: como funciona a relação entre os founders, qual a visão de longo prazo, qual o atual nível de engajamento dos clientes com a solução, se pretendem captar uma nova rodada (e quando).
Seu objetivo deve ser responder essas questões de forma clara e direta, mas também de questionar o que a aceleradora pode fazer pela empresa. Algumas dicas de questões que podem ser levantadas pelo empreendedor:
- selecione os 3 principais desafios da empresa para o próximo semestre e pergunte como o programa poderá ajudar a superar cada um deles;
- encontre as 2 pessoas mais influentes / experientes dentro do seu mercado e questione se depois de selecionado, a aceleradora tem as conexões para ajudá-los a tornar uma dessas pessoas o mentor da empresa;
- converse com empreendedores bem-sucedidos que passaram por batch’s anteriores e entenda qual foi o papel da aceleradora nos primeiros milestones de sucesso.
- pergunte aos gestores da aceleradora se eles têm um papel ativo na captação de próximas rodadas de investimento.
Escolher o programa de aceleração que melhor se encaixe a realidade / mercado de sua empresa é 50% do caminho andado, então tenha certeza de alocar tempo e esforço suficiente nessa etapa.
Não caia na armadilha da escada rolante
É muito comum encontrar empreendedores que enxergam o processo de aceleração como uma escada rolante. Eles acreditam que depois de serem selecionados a aceleradora irá colocar eles em um caminho cheio de mentores, parceiros e investidores e a ascensão para o topo será automática, da mesma forma que subimos na escada rolante e sem esforço somos levados a um patamar mais elevado.
Mas o cenário real é bem diferente: continuando com a metáfora, uma boa aceleradora vai proporcionar um tênis melhor, bons treinadores e red bulls para dar um gás extra. Mas a escada e os desafios continuam os mesmo e cruzar eles com mais velocidade, chegando ao topo rápido, continua dependendo do nível de esforço que você está disposto a fazer.
Empreendedores não podem encarar os meses de aceleração como um período normal na história da startup. Poucas horas de sono e 100% de foco em ultrapassar os principais desafios da empresa para crescer rápido são a norma nesse estágio, e todo o time tem que estar ciente e disposto a encarar essa realidade.
Foco (OMTM)
Sou um fã da metodologia OMTM (one metric that matters) utilizada pela Y Combinator em seu programa de aceleração, onde a empresa estabelece apenas uma métrica para acompanhar e estabelece uma meta de crescimento semana a semana violenta. A ideia de acompanhar as métricas semanalmente deriva de 2 pontos:
- a empresa irá perceber rapidamente se suas ações não estão gerando resultado;
- os empreendedores terão que se forçar a pensar em formas criativas de gerar resultado rápido (crescimento TODA semana), validando assim canais de tração e nichos de mercado.
Startups dentro de um processo de aceleração, via de regra, tem recursos humanos e financeiros escassos e não podem se dar ao luxo de aplicar eles nas tarefas erradas. Ter apenas uma métrica durante o processo garante que as ações realizadas estão alinhadas com o principal objetivo da empresa naquele momento.
EXTRA TIPS
- Utilize a fase de aceleração e o momentum positivo que ela gera para atrair os melhores profissionais para a empresa. Boas aceleradoras vão ajudar no recrutamento de A+ players;
- Crescer rápido muitas vezes requer que a empresa seja arrojada no ponto de vista de investimentos realizados. Crie uma projeção de gastos que esteja alinhada com o crescimento esperado e a expectativa de próximas rodadas de investimento. DON’T RUN OUT OF MONEY;
- Consiga o melhor mentor possível para sua empresa, de preferência um empreendedor que já tenha enfrentado os desafios pelos quais a empresa irá passar durante a aceleração. Converse periodicamente com ele e não cometa os mesmos erros;
- Como tudo na vida, o resultado de um processo de aceleração será diretamente proporcional ao esforço bem alocado por parte da empresa. Siga as dicas acima, trabalhe MUITO e veja sua empresa evoluir anos em questão de poucos meses.