
O programa de aceleração da Darwin Startups tem foco em verticais específicas. Orientado pelas tendências de mercado, selecionaremos startups das verticais de Fintech, Big Data & Analytics e Telecom. Startups destas áreas terão suporte de todo conhecimento obtido durante anos de experiência de nossos parceiros corporativos.
Aqui explicamos um pouco sobre cada vertical e também mencionamos quem são os parceiros corporativos que dão suporte para que as startups se desenvolvam ainda mais rápido Vamos lá?
FINTECH
Fintech é uma palavra originada pela junção entre finanças e tecnologia. Como o próprio nome diz, são startups com soluções na área de serviços financeiros. Estas startups normalmente criam novos negócios em áreas como cartão de crédito e débito, conta corrente, pagamentos, investimentos, empréstimos pessoais e corporativos, regulamentação, e assim por diante.
Também podem ser definidas como empresas inovadoras na área financeira. Com uso intensivo de tecnologia, esses novos produtos e serviços são geralmente mais fáceis de se usar, mais simples, intuitivos e estão disponíveis 24/7, na maior parte das vezes através de aplicativos mobile.
Para exemplificar, uma contratação de um cartão de crédito, que exigia a presença física do cliente numa agência bancária, a apresentação de documentos (originais e cópias), assinatura num formulário (ou em vários) e alguns dias para processamento, hoje pode ser feita pelo próprio smartphone, em minutos, tirando apenas uma foto do cliente e outra do documento de identidade e, em seguida, o cliente assinando no próprio aparelho com o dedo – tudo em questão de minutos.
Como parceiro do Darwin, nesta vertical temos a Cetip, uma empresa com mais de 30 anos de história e 17 mil clientes no Brasil. A Cetip é a integradora do mercado financeiro, oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos. Basicamente, todas as instituições financeiras do Brasil são clientes dela, o que auxiliará as startups aceleradas a estabelecerem contato com grandes bancos e suas carteiras de clientes. Além disso, os executivos e técnicos da empresa dedicarão parte do seu tempo para realizar mentorias com as aceleradas e compartilhar seu know-how.
BIG DATA & ANALYTICS
Big Data é um termo usado para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar. O importante aqui não é a quantidade de dados, em si, mas o que as organizações podem fazer com essas informações.
Os desafios desta área incluem: análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização, informações sobre privacidade dos dados, entre outros.
A análise adequada dessa informação permite a obtenção de insights e conduz a melhores decisões e direções estratégicas de negócio. É possível encontrar correlações, como por exemplo: prevenção de doenças, combate à criminalidade, estimativa de consumo, análise de comportamento de mercado, e assim por diante.
Apesar de muitos falarem de Big Data, poucos são aqueles capazes de compreender e lidar tão bem com volume e complexidade de dados.
TELECOM E TI
As telecomunicações surgiram para suprir a necessidade humana de se comunicar à distância e de forma rápida. Hoje, país algum sobrevive sem um eficiente sistema de serviços de telecom que possibilite a troca de informações de forma ágil e eficiente. Cabe mencionar que a área inclui comunicações entre sistemas, organizações, pessoas, entre outros.
Como parceiro de TI e Telecom, temos a RTM, a maior provedora de serviços para integração do mercado financeiro brasileiro, oferecendo infraestrutura de telecomunicações e soluções de tecnologia em ambiente de nuvem privada com total segurança e alta taxa de disponibilidade. Conecta mais de 500 instituições e os principais provedores de serviços e informações do mercado em ambiente de nuvem privada.
Gostaria de inscrever nossa startup – uma legaltech – para o programa! Como podemos fazer?
Que tal descobrir uma nova forma de fazer contratos?
A Contrato Legaltech é uma startup que oferta – através de uma plataforma de contratos baseada em um aplicativo (ainda em construção) – contratos e documentos jurídicos padrões que podem ser preenchidos por qualquer pessoa mesmo com poucos conhecimentos em tecnologia e jurídico, pois nosso aplicativo se valerá de um painel táctil facilitando a experiência dos usuários.
Iniciamos nosso projeto ofertando nossos contratos de forma gratuita. Iniciamos a cobrar por nossos serviços (confecção do contrato e assessoria para que o mesmo fique adequado as demandas dos usuários) no último dia 6/1/20. Por enquanto estamos ofertando através de um formulário que pode ser preenchido a partir de nosso site, mas buscamos um parceiro (técnico para desenvolver nosso aplicativo) ou investimento para produzir nosso aplicativo.
Temos as interfaces já projetadas e temos parceria com o Icolab – Instituto colaborativo de Blochchain – para usar a tecnologia blockchain na assinatura de nossos contratos garantindo segurança e autenticidade aos mesmos.
Participamos do último projeto denominado Startup Garagem do Tecnopuc, 2019. Fomos um dos 30 projetos escolhidos dentre cerca de 120.
Vocês podem descobrir um pouco mais sobre a nossa startup aqui:
linktr.ee/contratolegaltech
Atenciosamente,
Robson Pereira de Souza
Oi Robson, tudo bem? As inscrições são feitas aqui no nosso site: https://darwinstartups.com/inscricoes